ESTUDO DE CASO
Vale 1,0 ponto na P2.
Trabalho em grupo (os mesmos das aulas de laboratório)
Enviar para o e-mail herisson@usp.br até o dia 22/11/2019 .
Estudo de Caso é um método pedagógico que visa colocar o aluno em contato com situações reais. A ideia é fazer o aluno usar as habilidades que já possui, junto com outras habilidades e conhecimentos adquiridos (em aulas, leituras, debates, etc.) para resolver algum problema que é apresentado no caso.
A proposta deste trabalho é que você escreva um caso que apresente um problema relacionado a algum tema da sua graduação que necessite de conhecimentos químicos para ser resolvido.
Casos são narrativas sobre dilemas, vivenciadas por pessoas que necessitam tomar decisões a respeito de determinados assuntos. Você vai basicamente escrever uma história curta, com personagens, diálogos, onde você apresentará uma situação que envolva um problema real, atual, e de relevância, que precisa ser resolvida utilizando conhecimentos químicos. De preferência que seja um problema associado ao seu próprio curso.
Um bom caso deve respeitar alguns pontos:
- deve narrar uma história;
- deve despertar o interesse pela questão;
- deve ser atual;
- cria empatia com os personagens centrais;
- deve incluir diálogos;
- deve ser relevante ao leitor;
- deve ter utilidade pedagógica;
- deve provocar um conflito;
- deve forçar uma decisão;
- deve ter generalizações e
- deve ser curto.
No material de apoio você encontrará uma breve apostila “Estudo de Casos Aplicados ao Ensino de Ciências da Natureza” onde consta vários exemplos de bons casos e como eles estão estruturados, além de dicas de como escrever um bom caso. Além disso, também encontrarão um estudo de caso mais completo feito como trabalho para a disciplina “Aspectos Avançados da Docência no Ensino Superior de Química”, que também servirá como guia para vocês.
No trabalho deve constar os seguintes itens, aos moldes do trabalho de exemplo:
- Apresentação do texto do Caso: que é o caso em si, a narrativa (no máximo 2 páginas);
- Contextualização do assunto abordado no caso e como ele se relaciona com seu curso: mostrar a atualidade do caso, a relevância do tema e que área do seu curso ele está relacionado;
- Resolução proposta: aqui vocês vão apresentar qual a melhor solução para o problema apresentado;
- Conhecimentos de químicas necessários para a resolução do caso;
- Bibliografia.
Além disso, é importante responderem ao questionário e anexá-lo junto ao trabalho quando forem enviá-lo. Cada membro do grupo precisa responder o questionário e enviar junto ao trabalho.
O trabalho precisa conter o nome e número USP de cada membro do grupo, o questionário é pessoal e não precisa conter identificação.
Qualquer dúvida pode ser tirada pelo e-mail informado e também podem aproveitar o horário de monitoria para tirar dúvidas sobre o trabalho.
O trabalho deve conter no máximo 6 ou 7 páginas.
Tudo o que vocês precisam fazer está bem exemplificado no material de apoio.
Dica de temas que podem envolver os cursos de vocês e que tem forte ligação com a química: baterias, semicondutores, reciclagem de metais preciosos usados em chips, computadores, celulares, etc., contaminação ambiental por metais usados na indústria da computação, etc.
Dica 2: usem as reações que vocês aprenderam durante o curso!
P.S. O trabalho será avaliado e usado para conclusão do projeto de estágio, porém todo mundo que entregar o trabalho contendo todas as partes pedidas já garantirá o ponto. Só não ganhará ponto quem não entregar ou quem entregar o trabalho incompleto.
Lembrando: enviar até o dia 22/11 para o e-mail herisson@usp.br
Vale 1,0 ponto na P2.
Questionário Complementar do Estudo de Caso
1. Qual seu curso?
[ ] Eng. Elétrica – Eletrônica
[ ] Eng. Elétrica – Automação
[ ] Eng. da Computação
2. Antes do estudo de caso você conseguia fazer uma conexão direta entre a Química e seu curso?
[ ] sim [ ] não
3. Após o estudo de caso você passou a enxergar uma ligação direta entre a química e seu curso?
[ ] já enxergava antes
[ ] já enxergava mas agora entendo melhor
[ ] continuo sem enxergar
[ ] outra resposta. Comente:
4. Qual motivo da escolha do tema trabalhado no estudo de caso (pode marcar mais de uma opção)?
[ ] era o tema mais fácil pra mim
[ ] eu já dominava o tema
[ ] eu tinha interesse no tema
[ ] outro motivo. Comente:
5. Você achou o estudo de caso um bom método para colocar alunos em contato com problemas reais?
[ ] sim [ ] não
Comente, caso queira:
6. Você teria alguma sugestão para melhorar o método e sua aplicação? Se sim, comente.
[ ] sim [ ] não
Comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário